[PGB 10 Anos] – Os 10 principais hábitos de consumo dos gamers

Saiba mais sobre o que está além dos games
18/04/2023
POR
Carlos Silva
COMPARTILHE:
O que você vai ver neste artigo:

Há alguns anos atrás seria comum as pessoas falarem que quem é gamer ou joga jogos digitais não pratica atividade física, não faz nada além de jogar, não socializa e assim por diante.
Ao longo dos últimos 10 anos nós vimos esse comportamento e outros hábitos de consumo não apenas mudar, mas também apresentar outros interesses dos jogadores além do jogo em si, como experiências que são complementares aos games ou apenas fazem parte do seu cotidiano de alguma forma e que destacamos em nosso infográfico da 10ª edição da Pesquisa Game Brasil.

Pesquisa da PGB com dados sobre comportamentos e hábitos de consumo de gamers

Essa análise se torna muito interessante no momento em que marcas não endêmicas buscam essa conexão com o público de games e aqui temos diversos insights e possibilidades quando olhamos além dos games.

Abaixo a nossa lista de 10 hábitos de consumo que fazem parte do estilo de vida dos gamers brasileiros:

Quais são as principais atividades quando está em casa?

homem gravando vídeo review sobre controle de video game

Um dos comportamentos que temos nos jogadores, é o consumo de muitos conteúdos nos meios digitais. Hoje as plataformas de streaming, redes sociais e conteúdos em vídeo possuem uma alta relevância, sendo o TOP 3 em consumo geral.

O principal destaque é com relação aos vídeos online nas plataformas Youtube, Instagram e outros, que representam 75,7% do público que consome frequentemente ou quase sempre. Nesse ponto, podemos destacar que esse formato é um dos mais atrativos e esse comportamento é expressivo em análises anteriores da PGB.

Quais são os principais locais de diversão?

dois homens sentados no sofá com várias fitas cassete representando um dos principais hábitos de consumo dos gamers que são os filmes e séries

O cinema é um dos meios de entretenimento mais conectados com os consumidores de jogos digitais. Já não é de hoje essa relação, onde franquias e personagens interagem em ambientes diferentes, sendo os games ganhando espaço em filmes e em séries, ou filmes de sucesso se tornando jogos para os consumidores.

Não vamos analisar o que deu certo ou não, mas destacar que o cinema é um espaço importante para os gamers, onde 26,2% frequentam academias pelo menos uma vez por mês. Os outros locais de diversão como restaurantes e shows também são opções atrativas, sendo todos espaços importantes para socialização, quebrando o famoso estereotipo que os gamers são antissociais.

Ouvir música e jogar: Dá certo?

teclado gamer ao lado de mouse, headset e fones de ouvido representando os hábitos de consumo dos gamers em jogar e ouvir música ao mesmo tempo

Esse comportamento poderia parecer estranho se observado isoladamente, mas é algo comum e que analisamos nas várias edições da PGB. Na 10ª edição não foi diferente, com 42,1% do público assumindo ouvir música enquanto joga e anos anteriores também com altos índices sendo em 2021 (44,7%) e 2022 (45,4%).

O que podemos dizer é que a música pode sim fazer parte de momentos de maior descontração ou de jogos que exijam menos da atenção como um dos principais hábitos de consumo, sejam jogos casuais ou até mesmo futebol e corrida. Isso não quer dizer que o áudio design seja menos importante, mas é válido entendermos que o gamer brasileiro prefere consumir seus jogos dessa maneira.

As plataformas de streaming de vídeo e música

Nos últimos anos vimos a popularização das plataformas de streaming e esse envolvimento deu destaque para algumas das principais marcas como do setor Netflix e Spotify, que lideram na preferencia entre os gamers. Mas é importante ressaltar que outras plataformas surgem com força como Youtube Music, Globo Play e Amazon Prime Video.

O que podemos analisar nos últimos anos é que o consumidor de jogos digitais tem uma grande conexão com esse tipo de canal e conteúdos e isso é percebido por essas plataformas. A maioria delas hoje produz diversos conteúdos e ações direcionadas para o público de games e isso gera uma conexão ainda mais próxima, considerando que os gamers buscam por conteúdos complementares a sua experiência como filmes, séries, animações e músicas.

A atividade física é muito presente

mulher usando óculos de realidade aumentada praticando exercícios, algo comum segundo a PGB quanto ao hábito de consumo dos gamers

Há alguns anos atrás falar de atividade física era associar com outros perfis, mas isso mudou e temos uma parcela significativa de gamers que se preocupam e cuidam da saúde. Temos hoje 36,1% do público de games que praticam quatro ou mais vezes por mês cujo hábitos de consumo envolvam algum tipo de atividade física. Temos também um público de 43,7% que se consideram pessoas atléticas e 38,9% praticam atividades 3 vezes na semana. Todos esses percentuais tiveram aumentos consideráveis comparados com a edição anterior da PGB.

O que notamos como evolução no comportamento é que o público de games é mais diversificado, e isso nos apresenta comportamentos de um público de jovens adultos e adultos de maneira geral que se preocupam com a saúde e bem estar. Esse movimento é muito importante, pois o ato de jogar em algumas plataformas como console e computador é de imersão com muitas horas sentado em uma mesma posição, mas isso não quer dizer que os jogadores não se preocupam com a saúde.

A diversão perfeita é em casa?

família se divertindo com video-game com sensor de movimentos em casa

Citamos diversas maneiras de diversão dos gamers como locais, atividades física e outros, mas quando falamos em diversão perfeita a maioria (72,2%) afirma que ficar em casa jogando, assistindo conteúdos, descansando e cozinhando é a melhor opção.

Se analisamos o gamer e os seus hábitos de consumo gerais, temos um público mais social comparado ao passado, mas a experiencia gamer é algo relacionado a um espaço de lazer e a casa das pessoas se torna a melhor opção. O que é importante compreender, é o que motiva o público a sair e o quanto essa experiência fora irá agregar para o seu consumo de games como shows, eventos e torneios, que são importantes mas que precisam ser relevantes.

Comer e beber enquanto joga funciona?

Mulher jogando video-game no computador com headset em mesa com uma latinha amassada e um saco de snack representando o hábito de consumo dos gamers quanto à comida e bebida

Falamos de diversos momentos de experiência imersiva nos games com a dedicação de várias horas na semana jogando. Com base nesse comportamento é fácil entendermos que comer (22,7%) e beber (36,5%) enquanto jogam faz parte da rotina dos jogadores.

Esse comportamento não é uma novidade, e mesmo em épocas que a experiencia poderia ser de menor em dedicação, nos tínhamos esse hábito presente. E existe também determinados produtos que são consumidos, como por exemplo os mais práticos como água e café que representam percentuais mais altos que refrigerantes ou energéticos que são muitas vezes associados diretamente com os gamers.

Quais são as comidas favoritas

Homem jogando video-game com controle vermelho e headset segurando um pedaço de pizza

Nesse ponto temos uma grande variedade de comidas consumidas e algumas sendo mais comuns para os brasileiros como pães e a própria comida brasileira (arroz e feijão) são mais relevantes, e complementando a lista temos indicadores relevantes com carnes e massas.

Algumas comidas que podemos considerar pontuais em alguns momentos dos jogadores, tem indicadores relevantes como pizzas, salgadinhos, snacks e hamburgueres. Mas é importante sempre considerarmos que hoje o jogador é um público diversificado e temos uma parcela importante de pessoas que consomem comida vegetariana.

Quais são as bebidas favoritas

mulher jogando video-game no pc com headset bebendo uma latinha de bebida representando os hábitos de consumo dos gamers em relação a bebidas

Quando falamos de bebidas o comportamento é muito parecido com o de comidas, tendo destaque para itens mais comuns no dia a dia como água, café e sucos. Algumas bebidas também associadas aos gamers como refrigerantes e energéticos estão presente, sendo o último o com menores percentuais entre todas, o que pode nos indicar o consumo mais pontual.

Em uma análise geral temos a presença de outras bebidas em alguns momentos como cervejas e vinhos em um consumo mais moderado quando comparado as demais e assim como os energéticos, pode estar associado ao consumo em momentos específicos como finais de semana e outros.

Os pets são os melhores companheiros

homem jogando video-game sentado no sofá ao lado de seu cachorro representando os hábitos de consumo dos gamers em relação ao seu pet

Como estamos falando de consumo e interesses que vão além dos games, nos criamos um painel especial sobre os pets. E nessa edição temos a presença importante dos pets com os jogadores de jogos digitais, com um grande percentual de pessoas que declaram ter algum tipo de pet (74,4%).

O que analisamos sobre esse comportamento é que o gamer brasileiro é cada vez mais uma pessoa com hábitos de consumo e interesses muito comuns aos brasileiros de maneira em geral, e por mais que o seu dia a dia esteja relacionado e imerso com os games, isso não significa que o restante não importa.

Os gamers além dos games

Podemos concluir que os gamers tem uma relação interesses e envolvimento com muita coisa que não seria associada diretamente com ele. Essa mudança ou talvez essa clareza sobre os gamers se deve ao fato do perfil ser cada vez mais diversificado e ao mesmo tempo quebrando estereótipos do passado e que não são mais os principais comportamentos.

Os gamers brasileiros bebem, comem, socializam e se divertem com seus pets, e tudo isso sem deixar de serem jogadores ou se entreterem com seus jogos favoritos.

Gostou desses insights? Baixe o nosso report gratuito com dados da 10ª edição da PGB e veja mais informações sobre o perfil dos gamers brasileiros e fique por dentro das novidades sobre a PGB 10 Anos.

Siga nossas redes sociais:

POSTS RELACIONADOS