League of Legends lidera eSports no 1º trimestre

Principais ligas se adaptaram rapidamente à medidas de isolamento. Rainbow Six cresceu.
30/04/2020
POR
samuel
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Pesquisa mostra os 15 jogos de PC com maior impacto no esporte eletrônico no começo de 2020 e League of Legends lidera eSports no 1º trimestre.

Pelo quarto trimestre seguido, League of Legends, da Riot Games, é o game de maior impacto no segmento de esporte eletrônico, revela pesquisa da The eSports Observer, braço do Sports Business Journal dedicado ao segmento.

O estudo mostra os games que tiveram maior influência no ecossistema do esporte eletrônico no período. Além de LoL, Counter-Strike: Global Offensive e Dota 2 ocupam o topo do ranking. Em quarto lugar aparece Rainbow Six: Siege. É a primeira vez que o shooter da Ubisoft alcança o Tier 1 do ranking.

League of Legends lidera eSports no 1º trimestre.

O segmento de esportes eletrônicos foi bastante afetado pela pandemia do novo coronavírus e muitos eSports passaram por mudanças de calendário por causa das quarentenas ao redor do mundo, com suspensão de torneios em andamento, adiamentos e cancelamento de eventos presenciais.

Os indicadores analisados pela pesquisa são seis:

  • Usuários ativos/mês no PC (30%)
  • Premiações distribuídas (25%)
  • Horas de eSport assistidas (20%)
  • Horas assistidas (15%)
  • Lives simultâneas (5%)
  • Número de campeonatos (5%)

O ranking monitora apenas os jogos de PC e não leva em conta, por exemplo, o crescente ecossistema competitivo de games mobile, como Free Fire, da Garena.

Liderança de League of Legends

A liderança de League of Legends no primeiro trimestre de 2020 se deve, em grande parte, ao início das ligas regionais do game em meados de janeiro.

As quatro principais ligas da Riot Games (América do Norte, Europa, China e Coreia do Sul) foram rápidas em adotar o formato de competição online para se ajustar às medidas impostas pela crise do Covid-19 e retomar as atividades.

Crescimento de Rainbow Six

Rainbow Six: Siege vem crescendo de forma consistente desde o lançamento do jogo de tiro pela Ubisoft em dezembro de 2015. O jogo alcançou recentemente a base de 55 milhões de usuários.

A premiação total do Six Invitational 2020, em Montreal, no Canadá, foi de US$ 3 milhões. Considerado “a Copa do Mundo” do game, o evento registrou 5,37 milhões de horas assistidas na Twitch. Para comparação, o torneio de 2019 teve 3,01 milhões de horas assistidas.

Battle Royale

Os principais jogos de Battle Royale disponíveis para PC: Fortnite e PlayerUnknown’s Battleground disputam o segundo escalão da pesquisa, ameaçados pelo crescimento de Modern Warfare.

A rápida ascensão de Call of Duty Modern Warfare, da Activision, que ganhou 7 posições em comparação ao último trimestre de 2019, se deve ao lançamento de Warzone, modo Battle Royale lançado como atualização do game e como jogo gratuito standalone.

Ainda é preciso ver se o interesse do público por Warzone vai se manter nos próximos meses: é comum ver títulos Battle Royale crescerem rapidamente no lançamento e depois se esvaziarem com o retorno dos jogadores para seus games tradicionais.

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