Glossário de A – B

O que é uma publicadora de jogos eletrônicos? Entenda!

Saiba mais sobre as principais empresas de jogos.

17/12/2021
Compartilhe

O mercado de games ao longo dos anos se tornou a maior plataforma de entretenimento impactando uma grande massa de jogadores, cada vez mais diversificado e também exigente quando falamos na experiência de jogar jogos digitais.

Mas esse sucesso se deve ao fato de grandes empresas terem se estabelecido e construído o que temos atualmente na indústria de games. O avanço tecnologico e de conectividade também abriu portas para novas plataformas e consumidores como é o caso dos jogos multiplayers e a plataforma smartphone.

O mais interessante é que surgem com frequência novas empresas dispostas a investir em produtos e serviços para esse público, e é aqui que surgem as publicadoras de jogos.

É importante separarmos desenvolvedora de publicadora de jogos, pois são dinâmicas diferentes de atuação, mesmo que algumas façam os dois papeis no mercado.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PUBLICADORA E DESENVOLVEDORA?

Um publicadora de jogos tem o importante papel de distribuir um produto para o mercado e consequentemente isso chegar ao consumidor final. Para isso, existe um trabalho importante que envolve a produção das ações de marketing e comunicação, precificação, planejamento estratégico, além é claro do desenvolvimento de acordos com parceiros como lojas e varejistas.

Muitas vezes o selo de uma publicadora pode ser o indicador que aquele produto tem uma boa qualidade, e isso muitas vezes é analisado pelo consumidor.

Mas vale lembrar que antes disso temos as desenvolvedoras de jogos (um tema para o próximo artigo), mas explicando rapidamente, é quem desenvolve o jogo, desde a sua concepção e game design. E aqui temos vários exemplos de publicadoras que possuem seus estúdios próprios, como é o caso da Sony e Microsoft, que tem estúdios especializados em algum tipo de produto.

AS TOP 10 MAIORES PUBLICADORAS DO MUNDO

Confira abaixo as maiores publicadoras e as estimativas de receitas divulgadas no inicio de 2021.

Sony

Uma das mais reconhecidas empresas do mundo, a gigante japonesa é a desenvolvedora do Playstation, sendo o último o Playstation 5 e também é responsável pela exclusividade de grandes franquias como God Of War, The Last of Us e Uncharted.

Receita estimada $ 25 Bilhões

Tencent

A Tencent é uma empresa chinesa e que nos últimos anos teve participações importantes, como o foco em jogos para os smartphones e dona de outras grandes publicadoras como a Riot Games e participação em ações de outras gigantes como Epic Games (40%) e Activision Blizzard (5%), Ubisoft (5%) e Krafton Game Union (11,5%).

Receita estimada $ 13 Bilhões

Nintendo

Possivelmente a empresa que ajudou a formar a indústria de games e com mais de 40 anos, se mantem ativa de maneira bem inovadora. Ao mesmo tempo que apresenta seus consoles como último grande sucesso que foi o Nintendo Switch, a empresa é proprietária de franquias gigantes como Mario, Pokémon e Zelda.

Receita estimada $ 12,1 Bilhões

Microsoft

A empresa responsável pelo console Xbox, é hoje uma das mais importantes, seja pelos seus aparelhos como o atual Xbox Series X e S, mas por também ser uma empresa que procurou sempre apresentar novidades para seu público, como o Kinect e recentemente o XCloud, a nova plataforma de acesso via streaming, um movimento que poderá ter grande relevância nos próximos anos. É importante também mencionar que os seus jogos são extremamente relevantes como Minecraft, Gears of War e a franquia de corrida Forza, que em sua última versão Forza Horizon 5, alcançou a marca de 10 milhões de jogadores.

Receita estimada $ 11,6 Bilhões

Activision Blizzard

A Activion Blizzard foi o resultado da fusão de duas grandes empresas e que ao longo dos últimos anos firmou grandes produtos no mercado como World of Warcraft, Diablo e Overwatch. Mas o grande produto é a franquia Call of Duty, que anualmente tem uma nova edição e com isso uma grande geração de receitas.

Receita estimada $ 8,1 Bilhões

Eletronic Arts

A EA como é conhecida, se popularizou pela escolha estratégica de alguns tipos de jogos populares. A grande maioria dos jogos esportivos são distribuídos pela empresa que conta com diversas modalidades como Madden NFL, NHL, UFC e FIFA. Mas além disso a parceria com projetos da franquia Star Wars e outros como Apex e Battlefield, completam um grande acervo de produtos.

Receita estimada $ 5,5 bilhões

Epic Games

A Epic é uma das empresas que mais tem feito sucesso no mercado, principalmente pelo seu grande produto o Fortnite. Que tem um modelo de negócios muito rentavel e que permite uma infinidade de parcerias com marcas que vão além dos games, como Nike, Balenciaga, Ferrari, Marvel e outros. Além disso, a empresa possui a sua plataforma proprietária de jogos que é a Epic Store.

Receita estimada $4,2 bilhões

Take-Two Interactive

A empresa tem um dos principais jogos de basquete que é o NBA 2K, que anualmente tem uma edição e sempre muito relevante. Além disso, a empresa tem um dos maiores estúdios do mercado que é a Rock Star, responsável pelo desenvolvimento do GTA (Grand Thief Auto), um produto que já vendeu mais de 90 milhões de cópias e faturou cerca de $ 6 Bilhões desde o seu lançamento em 2013.

Receita estimada $ 3,1 bilhões

Sega Sammy

A empresa Sega atualmente faz parte de uma Holding e com isso surgiu o novo nome de Sega Sammy. É importante lembrar como empresa foi responsável por produtos bem relevantes nos anos 90 como Sonic, Castlevania e a franquia mais recente Yakuza. E mesmo nos dias atuais, suas franquias e a expansão de suas marcas continua muito ativa.

Receita estimada $ 2,3 bilhões

Bandai Namco

A Bandai também tem uma série de franquias de sucesso, sendo uma das mais famosas o Dragon Ball, além de Tekken e Tales of Arise.

Atualmente é a empresa que gerou uma grande expectativa com o jogo anunciado Elden Ring, que chega em 2022 e promete ser mais um produto de sucesso e consequentemente uma grande receita.

Receita estimada $ 2,2 bilhões

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.