Agosto gamer chega ao fim mas aqui a play rola todo dia.
Com promessas de um fim de ano movimentado graças aos lançamentos mais aguardados, os eventos que rolaram nesse segundo semestre de 2024 deixaram sua marca na comunidade.
Entre eles, o mais recente sob os holofotes é a Gamescom!
Hoje, viemos te passar um overview de tudo o que foi anunciado, experimentado e vivido pelos mais de 335 mil visitantes de mais de 120 países.
Segue a gameplay:
Resumo Gamescom: Da Open Night Live ao Festival
Para aquecer o hype da comunidade e entregar trailers, teasers, datas e tudo o que há de bom, a Gamescom deu início aos trabalhos na mundialmente transmitida Open Night Live.
Apresentada por Geoff Keighley, velho conhecido do meio gamer, a livestream também teve seu próprio pré-show gravado por Kyle Bosman onde novas imagens de jogos como Sniper Elite Resistance, Roadcraft, Enotria: The Last Song e Revenge of the Savage Planet introduziram a audiência às primeiras novidades da noite.
Os principais jogos na Open Night Live
Se Starfield já não fosse um dos lançamentos favoritos do universo gamer (com o perdão do trocadilho espacial), com certeza teria se tornado após essa apresentação.
Com uma abertura simples de introdução feita pelo próprio host seguida pelo primeiro peso pesado da noite, a ONL trouxe imagens inéditas da sequência à saga que tem dado o que falar desde que anunciou seu mais recente live-action. Estamos falando de Borderlands 4.
Um novo título para CoD também foi anunciado na noite do dia 20 de agosto de 2024. Call of Duty: Black Ops 6 ganhou um trailer de gameplay bastante tático para mostrar novidades como 16 mapas novos, novos recursos de movimentação e o retorno de Zumbis por rodada.
Persona 3 Reload roubou a cena com o trailer especial da DLC Episode Aigis, onde jogadores conhecerão um novo companheiro de aventuras, enfrentarão uma nova onda de ameaças e resolverão muitas das pontas soltas da história.
O restante da ONL também contou com trailers e gameplays de tirar o fôlego de títulos como WarHammer 40K: Space Marine II, Dune Awakening (com direito a introdução sobre a criação de personagens), Starfield (com o anúncio de um novo veículo gratuito para upgrade e futura DLC), Marvel Rivals (primeira divulgação de gameplay), Batman: Arkham Shadow e, é claro, Indiana Jones and the Great Circle, que contou com imagens de gameplay e cenas cinematográficas, do backstage à experiência in-game.
As principais atividades na Gamescom
A grande maioria dos jogos anunciados na Gamescom 2024 durante o Open Night Live estavam disponíveis em versões demo e ativações especiais. Os visitantes puderam experimentar em primeira mão os jogos mais recentes através de demos jogáveis e estações de teste.
A feira também contou com diversas áreas temáticas, como a Indie Arena, onde os jogos independentes ganharam destaque, e a área de realidade virtual, onde o público geral e os mais aficionados puderam experimentar as últimas novidades em tecnologia de jogos VR.
Para não faltar trocas com a comunidade mais engajada, times de eSports também marcaram presença com seus próprios estandes, incluindo uma arena de eSports preparada para receber profissionais, fãs e transmissões ao vivo.
Para não faltar trocas com a comunidade mais engajada, times de eSports também marcaram presença com seus próprios estandes, incluindo uma arena de eSports preparada para receber profissionais, fãs e transmissões ao vivo.
No fim das contas, o holofote segue indo para as publicadoras e suas novidades, apesar de empresas de periféricos como Asus também estarem presentes para promover o lado dos hardwares apropriados para longas horas de jogatina.
Gamescom vs Eventos BR
Por mais vislumbrados que fiquemos com a grandeza de um evento gamer europeu, a Gamescom não deixa a própria edição brasileira (Gamescom Latam, antigo Big Festival) ou o Brasil Game Show no chinelo.
Em questão de experiências, áreas e ativações, a semelhança com festivais locais mostra que não estamos ficando para trás. A grandeza visual dos estandes se repete, incluindo a disponibilidade de lançamentos para experimentação e indies para descobertas.
Com um início mais voltado para o público dev, o core business da Gamescom vem dando espaço para o público final. Mas diversão, diversão… negócios à parte.
Enquanto eventos como o Big Festival (2023) abriram espaço para que ambos acontecessem simultaneamente, o festival europeu fez uma divisão bastante clara entre os dias que seriam exclusivos para negociações e os que receberiam a comunidade inteira.
No quesito bizdev, muitas oportunidades foram criadas para desenvolvedores indie. Mesas de negócios, pitch de vendas e negociações por recursos movimentaram estúdios de todos os países — incluindo Brasil.
Aí sim, um evento a menos para fecharmos o ano com novas expectativas à flor da pele!
Enquanto nos preparamos para a BGS, continue acompanhando o blog do GG para mais conteúdos como este aqui. Nos vemos no próximo artigo! 🤟👾