Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o comportamento do jogador brasileiro é um perfil que não se resume apenas no ato de jogar.
O consumidor de jogos digitais também possui uma conta no banco, um serviço de telefonia, talvez um carro, faz compras de diversos produtos e assim por diante. E tudo isso cria uma relação com outras marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, mas que tem relação com o estilo de vida desses jogadores de jogos digitais.
Nos últimos anos as marcas não endêmicas (que não fazem parte da indústria de games) já visualizaram o potencial em ações com os jogadores, um público engajado e com grande consumo de conteúdos, produtos e serviços, e assim, criando novas oportunidades de negócios, parcerias, patrocínios e ações co-branded.
Porque preciso entender a relação de marcas & games?
Podemos afirmar que o público consumidor de jogos digitais não é só alguém que joga videogame. Jogar é o grande pilar de todos os nossos estudos, mas quando entramos nos hábitos de consumo, chama a atenção como as marcas estão se relacionando com este público.
Temos marcas que possuem uma boa relação com o público gamer, seja porque investe em ações, campanhas ou patrocina eventos dentro do universo de jogos digitais, ou por ser uma marca que tem um posicionamento esperado por esse público.
Todos os jogadores brasileiros conhecem a Fiat, Chevrolet e Volkswagen, marcas consolidadas em nosso país, mas quando analisamos índices de relação com games essas marcas mudam para BMW, Mercedes e outras, que estão presentes dentro dos jogos como Need for Speed, Forza e Gran Turismo, ou relacionadas aos eSports, com patrocínios e ações.
Como é feito o ranking das marcas na PGB?
Esse é o principal desafio para os estudos da PGB, pois usamos 3 pilares para analisar o relacionamento dos jogadores com uma marca: CONHECIMENTO, USO e RELAÇÃO COM GAMES.
CONHECIMENTO é a popularidade da marca e o quanto ela é visível para o público, já o USO mostra as marcas que os jogadores possuem e utilizam em seu dia a dia. E por último, a RELAÇÃO COM GAMES é uma conexão mais próxima daquela marca com o universo dos jogos, onde identificamos os potenciais da marca para o público.
A partir disso, criamos novos índices de análises sobre CONHECIMENTO x USO e uma segunda análise mais detalhada sobre a RELAÇÃO COM GAMES.
Como meu negócio, produto ou serviço se conecta com o público gamer?
Existem várias possibilidades, já que o jogador de jogos digitais tem um comportamento mapeado através da PGB, com isso é possível identificar o público-alvo de um produto ou serviço e criar algumas relações, como um produto que seja direcionado para uma audiência entre 20 e 30 anos, e com uma renda média de R$ 4 mil, por exemplo.
É possível identificar os produtos e jogos com maior aderência, além de entender suas posições dentro do mapeamento de marcas, qual é a relação do produto com esse público, seja para um segmento ou marca específica.
Como por exemplo, no painel abaixo temos uma análise de dados com o perfil de jogadores do jogo Mortal Kombat 11, onde é possível identificar um público que se identifica mais hardcore gamer, homens e em uma faixa etária mais adulta dos 25 aos 34 anos, e isso cria uma base inicial de direcionamentos que podem se desdobrar em hábitos de consumo, plataformas, conteúdos entre outras possibilidades.
E finalizo aqui deixando uma dica, se você é uma marca você já faz parte do universo desses jogadores de jogos digitais e sem dúvida essa é uma ótima oportunidade com uma audiência extremamente engajada.
Aproveita e confere aqui nosso podcast especial sobre o tema =)
Segue a quest que é #GG 😉