Receita de jogos digitais aumentou 12% em 2020

Consumidores gastaram quase US$ 140 bilhões com games
03/02/2021
POR
Carlos Silva
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O SuperData divulgou em meados de janeiro que a receita de jogos digitais em 2020 foi de US$ 139,9 bilhões, um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior. O resultado se deve tanto ao impacto da pandemia no dia-a-dia dos jogadores quanto aos novos hábitos de consumo de jogos digitais.

O relatório divide os jogos em diferentes categorias: títulos gratuitos e premium; assim como por plataformas: PC, consoles e mobile. Os games free-to-play, como Free Fire e Roblox, são responsáveis por 78% desta receita de jogos digitais, que vem em sua maioria dos mercados asiáticos (59%).

Entre os games premium, os principais geradores de receita foram Call of Duty, GTA V e jogos de esporte, como os anuais FIFA e NBA 2K. Um dos maiores sucessos do ano, Animal Crossing: New Horizons, para Nintendo Switch, é seguido de perto por Cyberpunk 2077. O game da CD Projekt RED foi bastante criticado, mas vendeu mais de 13 milhões de cópias no lançamento.

Top jogos premium (receita) em 2020

  • Call of Duty Modern Warfare – US$ 1.91 bilhão
  • FIFA 20 – US$ 1.08 bilhão
  • Grand Theft Auto V – US$ 911 milhões
  • NBA 2K21 – US$ 889 milhões
  • NBA 2K20 – US$ 771 milhões
  • Call of Duty: Black Ops Cold War – US$ 678 milhões
  • Animal Crossing: New Horizon – US$ 654 milhões
  • Cyberpunk 2077 – US$ 609 milhões
  • The Sims 4 – US$ 462 millhões
  • Doom Eternal – US$ 454 milhões

Segundo o SuperData, os 10 jogos premium listados correspondem à 34% da receita total nesse segmento em 2020. O aumento na receita foi ainda maior nos consoles: 28% acima da receita gerada em 2019, e mais da metade (57%) veio dos mercados ocidentais, como EUA, Reino Unido, Europa e Brasil.

O consumo de vídeos e lives sobre games também aumentou em 2020. O SuperData estima que o chamado GVC (gaming video content) movimentou US$ 9,3 bilhões no ano passado, alcançando 1,2 bilhão de expectadores. Esse tipo de conteúdo foi diretamente responsável pelo fenômeno de popularidade de Among Us.

Maior consumo dentro dos jogos

Enquanto jogos como Animal Crossing e Cyberpunk 2077 dependem das vendas unitárias, é fácil observar que o aumento da receita nos games veio das micro transações, principalmente nos jogos gratuitos. Os jogadores estão gastando mais dentro dos jogos digitais e preferindo jogar em dispositivos mobile, consolidando uma tendência dos últimos anos. Jogos que optaram por essa plataforma tiveram crescimento significativo, como Free Fire e Roblox no ocidente, e Honor of Kings e Peacekeeper Elite nos mercados asiáticos.

Call of Duty: Modern Warfare se beneficiou indiretamente da popularidade dos jogos gratuitos: o principal título premium de 2020 adotou um modelo de negócio híbrido, ao incluir o modo gratuito Warzone. Muitos jogadores que baixaram Warzone de graça, acabam comprando conteúdo dentro do jogo e, eventualmente, pagando pelo upgrade para a versão completa.

Os jogos de esporte tiveram uma alta nas vendas no primeiro semestre de 2020, que lançou FIFA 20 e dois títulos da franquia NBA 2K para o top 10. Segundo o SuperData, esse foi um efeito da pandemia de Covid-19. Nos estágios iniciais da pandemia, 36% dos jogadores optaram por jogos de esporte para substituir as transmissões de futebol ou basquete que assistiam na TV, que estavam interrompidas, e continuaram jogando e adquirindo conteúdo in-game nos meses seguintes, o que posicionou os games de esporte entre os campeões de receita de jogos digitais.

Crescimento deve continuar

Com a proximidade cada vez mais real de uma vacinação em massa e a retomada dos hábitos de consumo e entretenimento – ainda que dentro do “novo normal” – fica a dúvida se as pessoas continuarão consumindo games com a mesma intensidade que tinham em 2020.

Para o App Annie, que monitora o mercado de jogos mobile, a resposta é sim. A empresa estima que o segmento de jogos mobile, que já é líder, vai crescer pelo menos mais 20% em 2021.

O App Annie estima que levam cerca de 66 dias para que uma pessoa comum adote um novo hábito. Portanto, essa nova base de consumidores que adotou os games como hábito de entretenimento ao longo dos últimos 11 meses deve continuar a jogar mesmo depois que a sociedade voltar ao normal. Só nos EUA, mais de 28 milhões de novos jogadores surgiram em 2020, segundo relatório do Facebook Gaming, que aponta que este público continua a jogar e engajar com conteúdo sobre games – os novos jogadores inclusive jogam por mais horas semanais, são mais sociais e gastam mais dentro dos jogos.

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