Demon’s Souls, Dark Souls, Elden Ring, Bloodborne, Nioh, Star Wars Jedi: Fallen Order, Hollow Knight, The Surge… São tantos jogos do estilo soulslike que parece que ele existe há muito tempo, não é mesmo?
Mas é aí que você se engana. O subgênero nasceu em 2009, com Demon’s Souls, da produtora FromSoftware. Inicialmente, o game não fez muito barulho, tanto é que a Sony, publicadora, decidiu não propagar o título no ocidente, mantendo-o apenas no Japão. Posteriormente, a Bandai Namco viu uma oportunidade com o jogo e trouxe ele para a nossa região.
Daí em diante, é o que estamos vendo atualmente: um estilo popular, que conquistou milhares de fãs e que vem sendo bem frequente na indústria. Demon’s Souls, inclusive, ganhou um remake, produzido pela Bluepoint Games e publicado por quem? Sony. Ela não ia cometer o mesmo erro duas vezes…
Então, bora entender o que é esse subgênero tão amado pelos gamers e algumas das suas principais franquias.
O que são jogos soulslike?
Mais ligado a jogos do gênero RPG e ação, soulslike é um subgênero, assim como plataforma, hack and slash, FPS, metroidvania e MMORPG. O nome do estilo, soulslike, pode-se traduzir para português como “tipo o Souls”, em referência ao game pioneiro Demon’s Souls.
Características do soulslike
Os jogos “tipo o Souls” trazem características particulares e bem marcantes do título referência. Veja quais são elas:
Inimigos fortes
Assim como na maioria dos games de qualquer gênero, no início, nossos personagens têm pouca vida, pouca resistência, poucos poderes e itens fracos. Porém, no soulslike, os inimigos são mais poderosos que em outros jogos. Com três, dois ou até um hit, você pode acabar morrendo.
Claro que à medida que o jogo avança, você aumenta seu level e se fortalece. Mas também aparecem adversários cada vez mais fortes. Portanto, jogar soulslike é um desafio do começo ao fim.
Salvar o jogo faz os inimigos renascerem
Apesar de ser incomum nos jogos atuais, ter locais de salvar o jogo não é nada original. Ok. Mas a peculiaridade aqui é outra: toda vez que você gravar, os inimigos voltam pro jogo – exceto os bosses.
Aí, toda vez que você chegar em um save game, vai pensar “vale a pena eu gravar e enfrentar todos eles de novo ou volto pra explorar mais um pouco?”. Afinal, como dissemos acima, enfrentar os vilões é sempre um desafio nesse subgênero.
Dropar recursos quando morre
Talvez essa seja uma característica crucial do soulslike – e que vai por ainda mais dúvida na questão de explorar ou salvar o game. Ao morrer, você dropa coisas, que geralmente são os pontos de experiência que não foram usados ou dinheiro.
Você tem como recuperá-los, que é voltando ao local da morte para pegar ou indo em algum ponto específico do mapa para trocar algo pela XP e pelo dinheiro caídos. Porém, se você morrer de novo enquanto não reconquistou os pertences, já era. E o que dropou é o que você estava carregando consigo quando foi derrotado outra vez.
Diferença entre soulslike e roguelike
Algumas pessoas acabam usando esses nomes como sinônimos, porque assim como o soulslike, o roguelike é desafiador e proporciona várias mortes. Mas eles são dois subgêneros diferentes.
O que são os jogos roguelike?
São games que os mapas são gerados aleatoriamente. Ou seja, você não sabe o que estar por vir a cada mudança de cenário. Se não bastasse a imprevisibilidade, o jogo tem também o que a comunidade chama de morte permanente, que é: morreu, perde o personagem ou volta para o início do mapa, dependendo do título.
Hades, Dead Cells e Returnal são alguns roguelikes recentemente lançados e que foram bem recebidos pela crítica e pelo público.
5 principais franquias de soulslike atualmente
Apesar de ter um alto número de jogos, também é verdade que ainda não existem várias franquias de soulslike consolidadas. E claro que isso está explicado pelo pouco tempo de estrada.
Vamos pontuar aqui algumas franquias com mais de um título de sucesso e outras que já chamaram bastante atenção só com um jogo.
Demon’s Souls
“Apenas” o game criador do subgênero. Não tinha como começar a lista com outro nome, né? Com temática medieval, o jogador controla um guerreiro que tem como objetivo salvar o reino Boletaria de monstros e demônios. Mas para deixar o trabalho menos difícil, no caminho você adquire equipamentos, itens e dinheiro, para melhorar o personagem.
Como dissemos, o game foi lançado em 2009 pela FromSoftware. Em 2020, ele ganhou um remake, agora produzido pela Bluepoint. Segundo a Sony, até setembro de 2021, mais de 1,4 milhão de cópias da nova versão haviam sido vendidas. Aliás, ambos os games são exclusivos do Playstation.
Dark Souls
Aqui temos uma grande franquia do subgênero. Dark Souls já conta com 3 jogos, todos eles da FromSoftware e distribuídos pela Bandai Namco. De acordo com a própria produtora, até maio de 2020, a série já tinha vendido 27 milhões de unidades. Os games estão disponíveis para PCs e consoles.
Mesmo “sobrenome”, mesma temática, objetivo semelhante, gameplay parecida, mas com alguns acréscimos… Por essas razões, muitos acham que Dark Souls é uma sequência de Demon’s Souls. Mas não é. Talvez o ideal seria dizer que são da mesma “família”, já que são realmente parecidos (e da mesma mãe, FromSoftware).
Elden Ring
Hora de falar de um dos soulslike mais recentes e prestigiados pela comunidade: Elden Ring. Outro game produzido pela FromSoftware. A essência dos games da família Souls continua aqui também, mas a grande diferença desse título para os demais é ser em mapa aberto.
Lançado em fevereiro de 2022 para PCs e consoles, a Bandai Namco divulgou que, até o fim de março, Elden Ring já tinha alcançado 13,4 milhões de vendas.
Bloodborne
A quarta franquia dessa lista é também a quarta franquia da produtora FromSoftware. Exclusivo de ps4, Bloodborne tem suas semelhanças com as franquias listadas anteriormente, mas ele já se desgarra em alguns aspectos: o cenário é inspirado na Era Vitoriana, há armas de fogo e o gameplay é mais agressivo.
Conforme relatório financeiro divulgado pela Sony em 2015, ano de lançamento do jogo, Bloodborne havia vendido mais de 2 milhões de copias.
Hollow Knight
Para fechar a lista, um game beeem diferente dos outros citados. Hollow Knight é um jogo indie de ação 2D da Team Cherry. Com elementos de metroidvania também, o jogador controla o Cavaleiro e explora a cidade de Hallownest, reino com vários ambientes diferentes.
De 2017 e para computadores e consoles, Hollow Knight vendeu 2,8 milhões de cópias até fevereiro de 2019, de acordo com os desenvolvedores. Tanto é que um segundo jogo já está em desenvolvimento.
Para conhecer dados sobre hábitos e atividades dos gamers brasileiros, leia o relatório da Pesquisa Game Brasil 2022.