Aumento da oferta em games mobile é principal motivo para redução no faturamento com jogos online nos computadores.
O gasto total dos consumidores no mercado de games online para PC na China em 2019 foi de US$ 11,3 bilhões, representando uma queda de 5,4% em comparação ao ano anterior (via Omidia).
A oferta maior de games mobile é apontada como o principal motivo para a redução do interesse pelos jogos de computador, principal plataforma do gamer chinês no passado.
Atentas a essa tendência, muitas franquias populares no PC passaram a oferecer versões mobile. Além disso, há o declínio geral do segmento de MMOs, provocado em parte por restrições do governo chinês.
Pesquisa mostra o market share das publishers no país:
Alguns dados apontados pelo estudo da Omidia:
- A NetEase foi a única grande publisher a crescer no segmento em 2019, com 18% de market share.
- Os principais jogos para PC são MMORPGs e jogos de tiro ao estilo Battle Royale, que têm um processo de aprovação mais demorado na China.
- Games mais antigos precisam introduzir sistemas de proteção para limitar o tempo de jogo para usuários mais jovens – como reconhecimento facial e verificação de identidade – o que pode levar o público jovem a buscar outras formas de entretenimento.
- Publishers como NetEase e Tencent – dona de 61% do mercado chinês – procuram oportunidades em outros setores, como os jogos para celular.