O primeiro jogo lançado em 2021 a fazer sucesso entre os gamers não é nenhum título famoso de uma grande produtora. Trata-se de Valheim, jogo para PC da pequena produtora Iron Forge, que chegou ao Steam duas semanas atrás e já vendeu mais de 2 milhões de unidades.
Outros lançamentos recentes, como The Medium e Hitman 3, reportaram boas vendas iniciais, mas sem informar um número exato.
Valheim é um jogo de sobrevivência, daqueles em que é preciso explorar um território para coletar recursos básicos e fabricar todo tipo de item para ter alguma chance contra as criaturas do lugar e outros jogadores. A diferença dele para outros games do gênero é a ambientação viking, que está bastante na moda nos últimos tempos.
Disponibilizado em formato de acesso antecipado, Valheim ainda não está em sua versão completa e os jogadores que decidem se aventurar por suas florestas geladas sabem que entre outros perigos, vão encontrar muitos bugs, alguns capazes de destruir todo o progresso conquistado durante o jogo. Mas isso não parece impedir os jogadores: no último final de semana, Valheim registrou um pico de 364 mil jogadores ativos no Steam, mais do que GTA 5, Apex Legends ou PUBG. O jogo da Iron Forge só ficou atrás de Counter-Strike e DotA 2, da Valve, entre os mais jogados na plataforma.
Para entender o sucesso de Valheim, é preciso olhar para outro elemento importante para as vendas de qualquer jogo nos últimos meses: as lives na Twitch. Desde que o lançamento, o game está entre os 10 mais vistos na plataforma de transmissões ao vivo.
Ao longo do ano passado, jogos que caíram nas graças dos streamers tiveram ótimos resultados de vendas. Foi assim com Fall Guys e Among Us – um game lançado em 2018 que acabou se mostrando perfeito para a quarentena, teve tantos downloads depois de ser descoberto pela comunidade que seus criadores decidiram interromper outros projetos para se dedicar a melhorar o jogo.
Esse fenômeno não é isolado: as lives de “GTA RP”, em que jogadores interpretam personagens em uma espécie de “Second Life” dentro de Grand Theft Auto 5 Online, são grandes responsáveis pelo sucesso continuado do jogo da Rockstar. Em janeiro deste ano, foi a vez de outro jogo de sobrevivência, Rust, ganhar um boost de popularidade.
Por ser um jogo de PC relativamente barato (o acesso antecipado sai por US$ 37,99 na Steam) e de um gênero muito popular entre streamers – mundo aberto com muitas possibilidades para tudo dar errado e coisas interessantes acontecerem – Valheim rapidamente caiu no agrado desse público. E isso se refletiu nas vendas. Quanto mais lives, maior a audiência conhecendo o produto e comprando para jogar.
É curioso que Valheim ainda não entrou no radar da mídia especializada aqui no Brasil: enquanto lá fora o jogo aparece diariamente nos sites de games, aqui sua presença ainda é tímida, exceto por uma nota sobre o primeiro milhão no IGN Brasil, os outros veículos parecem ainda não ter percebido o próximo jogo da moda.
Ao menos entre os streamers, a história é outra: a qualquer horário, é possível encontrar criadores de conteúdo brasileiros transmitindo partidas do jogo. As mais assistidas, como as do canal gratis150ml, alcançam em média 3 mil pessoas simultâneas, e passam de 44 mil visualizações cada uma.
Esse sucesso não é sorte: mesmo uma produtora pequena como a Iron Forge sabe que precisa atuar junto com a comunidade, ouvindo suas sugestões e incentivando os criadores de conteúdo para fazer um marketing efetivo para seu produto, aumentando a chance dele ser descoberto pelos jogadores.