Um guia bibliográfico para o Noob em pesquisa

Guia de Estudos
30/10/2020
POR
Carlos Silva
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O que você vai ver neste artigo:

Se você já jogou Minecraft, sabe como é a sensação. Você começa o jogo e é lançado em um território estranho. Tem a noção de onde quer chegar, o que quer fazer, mas não sabe qual caminho explorar na tentativa de começar “direito”. Sente-se perdido, isolado em um território vasto. Mas é preciso dar início, então você simplesmente começa a andar. Não importa por onde comece, a sensação de que qualquer outro caminho que não o escolhido poderia ser melhor te consome. Mas, aos poucos, sente progresso. Não encontra exatamente o que procurava, mas vai dando um jeito… e de bloco em bloco, monta algo único, que não é nada parecido com o que imaginava inicialmente, mas tem um valor próprio porque foi difícil. E são as dificuldades encontradas no processo que dão a identidade única da sua construção final.

Pois bem. Essa também é a vida de um pesquisador. O campo de estudos dos jogos eletrônicos é como o mapa de Minecraft, vasto e cheio de possibilidades. Cabe a você escolher os materiais que tem mais afinidade e, aos poucos, construir seu pensamento.

Diferente de Minecraft, estudos em games não tem tutorial – por enquanto. Mas há outros tipos de ajuda. Segue aqui um conjunto de livros e artigos que podem ajudá-lo a dar esses primeiros passos, mais ou menos organizados por temática.

Minha sugestão é que não leia os livros. Pelo menos, não imediatamente. Pense em Minecraft: não saia quebrando o primeiro bloco que encontra. Explore. Utilize essa bibliografia de modo inteligente, lendo primeiro os índices, depois as introduções e as conclusões dos textos que achar mais convergentes com suas questões. Em algum momento da sua exploração, você será dominado magicamente pela sensação do “eureca!” – então mergulhe. É como achar seu primeiro diamante.

Importante: nessa sequencia de publicações, a maioria dos livros que serão apresentados estará em inglês, como notam pelos títulos. No Brasil, temos boas obras, mas ainda poucas, pois nosso campo ainda está no início do seu desenvolvimento. Pretendemos atualizar essa lista conforme estudamos o tema também. Esse conjunto de livros de maneira nenhuma deseja apontar que estes são os únicos livros bons por aí. Novamente, é apenas uma sugestão para primeiros passos. Quem explora é você.

Fica ligado, semanalmente teremos por aqui diversas dicas para você se aprofundar em estudos para que você possa entender as possibilidades no mercado de games.

DICA SEMANA 1: GAME DESIGN
DICA SEMANA 2: GAMIFICAÇÃO
DICA SEMANA 3: ABORDAGEM LUDOLÓGICA
DICA SEMANA 4: ABORDAGEM SEMIÓTICA / NARRATÓLOGICA

Atualizado em 01.12

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